Seja bem vindo!

Bem vindo ao meu blog. Aqui as coisas sem lógica que as pessoas fazem serão fritadas!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os temas para músicas acabaram

por Henry Fabrício

Depois de escutar a nova onda de músicas que têm tocado nas rádios e nos principais shows pelo Brasil, parei para tentar encontrar uma lógica para isto.

Parti do fato de que as músicas (com letra) na maioria dos casos são baseadas em um tema que o músico escolheu que tenha relação com seu momento pessoal ou um momento social. Tais temas no decorrer de mais de 5.000 anos (ou mais) acompanharam a evolução da vida e dos costumes de cada povo.

Eis alguns exemplos de temas que provavelmente surgiram em ordem cronológica de acordo com a cultura e as necessidades do povo de cada época, não necessariamente na ordem apresentada, foi apenas um exemplo:


  • mais antigos: lua, sol, estrela, céu, alimento, reprodução, água
  • depois vieram: deus, amor, guerra
  • mais tarde: paixão, ódio, amor não correspondido,
  • século passado: festas, traição, triângulo amoroso
  • há algumas décadas: internet, TV, drogas
  • há alguns anos: bunda, peito, órgãos sexuais, palavrões, eguinhas, lacraias, etc
  • recentemente: dar tiro em policial (não deu muito certo, estes foram extintos)
  • atualmente: os temas acabaram, só sobraram arranjos com letras
Pois é, os temas acabaram. Foi melhor não tornar a coisa repetitiva ao voltar a falar de lua, sol, amor e até de bunda. Isto seria plagiar os antigos, o que não é uma coisa muito criativa para um bom músico. Algumas bandas ainda caem no erro de falar destes temas antigos e insistem nesta prática, por isto as rádios nem costumam tocar estas músicas. A mente intelectual desta nova onda musical (com poucas exceções é claro), é mais criativa e aborda temas como:

"tchu tcha tcha tchu tchu tchu tcha..."


"tê tê tche re re tchê tchê tchê..."


Então é ignorância falar mal da nova onda musical. Fazer música hoje em dia deve ser uma das coisas mais difíceis já que os temas acabaram e apenas as pessoas mais inteligentes são capazes de fazer arranjos com novas palavras para criar novas combinações musicais jamais feitas. Ou não...

Tô pensando em uma música nova:
eia eia ô aê, só, só, eia eia ô aê, só, só...


Temos que aproveitar enquanto as combinações de 2 e 3 letras ainda são possíveis, porque em breve ficará impossível fazer músicas desta forma, aí teremos que voltar ao tempo das cavernas e voltar a falar de  lua, sol, estrela, céu, alimento...

Um comentário:

  1. Henry, acho que esse programa vai te interessar... vá com a mente aberta!! Esse é um podcast muito bom... passa ótimas mensagens de temas diferentes mas que critica o "emburrecimento" humano!!
    Bom proveito!!

    http://www.podcastcafebrasil.com.br/podcasts/283-ai-se-eu-te-pego

    ResponderExcluir